Foi um dia memorável para os americanos no Foro Italico, com Tommy Paul e Taylor Fritz conseguindo grandes vitórias e avançando para as quartas de final do Internazionali BNL d’Italia na terça-feira, em Roma.
O 14º cabeça de chave, Paul, derrotou o atual campeão e 2º cabeça de chave, Daniil Medvedev, da Rússia, por 6-1, 6-4. Fritz, 11º cabeça de chave, superou o 8º cabeça de chave, Grigor Dimitrov, da Bulgária, por 6-2, 6-7 (11), 6-1, em duas horas e 42 minutos.
Paul perdeu o serviço no primeiro game do jogo, mas rapidamente venceu seis games consecutivos, deixando Medvedev em uma situação desconfortável.
Paul terminou a partida com uma vantagem de 18-9 em winners e salvou três de cinco break points, além de converter cinco de seis oportunidades de quebra no saque de Medvedev.
“Acho que foi um jogo bem limpo para mim, exceto talvez o primeiro ou o segundo game em ambos os sets,” disse Paul. “Joguei um tênis muito bom. Fui bem agressivo, esse era o plano de jogo desde o início.”
Paul, que chegou às semifinais em Indian Wells no início deste ano, ainda busca seu primeiro título de ATP Masters 1000. Seu próximo adversário será o 7º cabeça de chave, Hubert Hurkacz, da Polônia, que derrotou o 17º cabeça de chave, Sebastian Baez, da Argentina, por 5-7, 7-6 (4), 6-4.
Fritz teve a chance de vencer Dimitrov em sets diretos quando assumiu a liderança de 8-7 no tiebreak do segundo set. Dimitrov salvou o ponto e acabou vencendo o set na oitava tentativa.
Mas Fritz dominou o terceiro set, acertando quatro de seus 13 aces e vencendo 16 de 17 pontos de serviço.
“Para ser honesto, sinto que normalmente nessas situações eu ficaria muito mais nervoso, mas, sinceramente, me senti bastante calmo…” disse Fritz sobre o tiebreak. “Tive uma ótima oportunidade em uma devolução de segundo serviço, match point, e ele acertou na minha direção um pouco mais lento que os outros. Eu só tentei sair do caminho.
“É fácil voltar e pensar nisso durante todo o terceiro set, mas fiz um ótimo trabalho em deixar isso para trás e não pensar naquela devolução de segundo serviço.”
Fritz agora enfrentará o jogador mais bem classificado restante, o 3º cabeça de chave, Alexander Zverev, da Alemanha, que venceu facilmente o português Nuno Borges por 6-2, 7-5.
O grego, 6º cabeça de chave, Stefanos Tsitsipas, passou pelo 9º cabeça de chave, Alex de Minaur, da Austrália, por 6-1, 6-2 em uma hora.
“Senti que meu adversário sentiu o peso e a profundidade da minha bola,” disse Tsitsipas sobre a vitória. “Isso me deu coragem, me deu grande confiança em mim mesmo para continuar pressionando dessa forma. Sabia que tinha algo bom funcionando para mim hoje.”
O adversário de Tsitsipas nas quartas de final será o 21º cabeça de chave, Nicolas Jarry, do Chile, que venceu o francês Alexandre Muller por 7-5, 6-3.
O compatriota de Jarry, o 29º cabeça de chave Alejandro Tabilo, também avançou com uma vitória difícil por 7-6 (5), 7-6 (10) sobre o 16º cabeça de chave, Karen Khachanov, da Rússia. Tabilo enfrentará o chinês Zhizhen Zhang, que venceu o brasileiro Thiago Monteiro por 7-6 (4), 6-3.