O Tata Steel Chess Tournament 2025 promete emoções com a participação de grandes nomes do xadrez mundial. No grupo Masters, o Grande Mestre (GM) Fabiano Caruana, campeão de 2020, será o principal cabeça de chave em um torneio que conta com cinco dos 10 melhores jogadores do mundo. Por outro lado, os holofotes também estarão sobre o jovem talento de 11 anos, o Mestre Internacional (IM) argentino Faustino Oro, que competirá no grupo Challengers. A lista oficial dos participantes foi anunciada hoje pelos organizadores.
Apesar da empolgação com os competidores presentes, a ausência de Magnus Carlsen chama a atenção. Pelo segundo ano consecutivo, o GM norueguês não estará em Wijk aan Zee, algo que não ocorria desde antes de sua estreia em 2004, quando venceu o Grupo C aos 13 anos. Ainda assim, a 87ª edição do torneio traz uma lista poderosa, incluindo os jogadores número dois, quatro, cinco, seis e nove do ranking mundial, além de outros cinco entre os 30 melhores do mundo.
A participação indiana se destaca, com nomes como o GM Arjun Erigaisi, sensação dos últimos meses, e o GM Gukesh Dommaraju, atual desafiante ao título mundial. Até o início do torneio, Gukesh pode já ostentar o título de campeão mundial, caso vença o GM Ding Liren no próximo confronto pelo campeonato. Curiosamente, Ding também estará ausente nesta edição, mesmo tendo derrotado Gukesh no torneio deste ano.
Outros representantes da Índia incluem os GMs Vidit Gujrathi, Praggnanandhaa Rameshbabu e Leon Luke Mendonca, este último campeão do grupo Challengers em 2024. Também é notável o retorno do GM Wei Yi, campeão da edição passada, que venceu um desempate emocionante contra Gukesh, Nodirbek Abdusattorov e Anish Giri – ambos confirmados para 2025.
Como o torneio acontece na Holanda, a presença dos jogadores locais não surpreende. Os GMs Jorden van Foreest e Max Warmerdam representam o país anfitrião. Além disso, o jovem GM Vincent Keymer, da Alemanha, também estará em ação, assim como dois jogadores que mudaram de federação após a invasão russa à Ucrânia: Vladimir Fedoseev, agora representando a Eslovênia, e Alexey Sarana, representando a Sérvia.
Jeroen van den Berg, diretor do torneio, destacou o equilíbrio entre jogadores experientes e talentos emergentes: “Os Masters contarão com grandes mestres que ainda podem ser considerados talentos pela idade, mas cujos desempenhos já os colocaram no topo mundial.”
Van den Berg mencionou especificamente Praggnanandhaa, Abdusattorov e Gukesh, ressaltando como suas participações anteriores ajudaram a consolidar suas posições entre os melhores do mundo. “Além disso, meu objetivo é selecionar jogadores com mentalidade forte e dispostos a lutar pela vitória. Acredito que teremos um torneio muito interessante nesse aspecto.”
No grupo Challengers, o vencedor garante vaga para os Masters de 2026. A competição será uma mistura de diferentes idades, gêneros e origens. Entre os destaques, está Faustino Oro, de 11 anos, que, mesmo sendo o 13º cabeça de chave, é considerado uma das maiores promessas do xadrez atual. Outros jovens participantes incluem o IM Lu Miaoyi, de 14 anos (China), e o GM Ediz Gurel, de 16 anos (Turquia).
Entre os favoritos ao título do Challengers estão três jogadores do top 100 mundial: os GMs Thai Dai Van Nguyen (República Tcheca), Nodirbek Yakubboev (Uzbequistão) e Frederik Svane (Alemanha). Também estarão presentes os campeões mundiais juvenis GM Kazybek Nogerbek (Cazaquistão) e IM Divya Deshmukh (Índia).
Van den Berg concluiu: “Estou ansioso para receber esses talentos e curioso para ver se eles conseguirão alcançar o mesmo progresso notável que os grandes nomes dos Masters. Nosso torneio é, de fato, uma plataforma excepcional para o topo mundial, e temos muito orgulho disso.